No Egito antigo, os faraós já utilizavam roupas feitas de sobras de tecidos, para serem usadas sob as armaduras de ferro e colchas. Na idade média, o patchwork e o quilt se espalharam pela Europa - Inglaterra, Itália, França e Alemanha . Eram utilizados em faixas, bandeiras, panôs e coletes de guerra.
No século XVIII ou XIX, foi levado para a América do Norte e foram criados estilos diferentes em cada região. Iniciou-se assim uma troca de padrões e esta arte tornou-se um fazer comunitário com encontros sociais, onde as mulheres se reuniam para trabalharem juntas partilhando, assim, os problemas, as criações e participando da formação de muitas gerações. Às vezes elas contavam, por meio de aplicações e desenhos, histórias sobre a sua infância; retratavam um encanto ou uma lembrança boa. E, aliado ao quilt - ato de passar a costura entre dois tecidos para formar um volume -, o Patchwork mostrou-se ainda mais especial.
Hoje, o patchwork e o quilt são uma arte aplicada na moda, em casa, e onde mais sua imaginação puder alcançar. Atualmente nos Estados Unidos existem museus e galerias de arte especializadas em patchwork e quilt.
Patchwork é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como trabalho feito de pedaços ou retalhos de tecidos. Patch significa pedaços e work, trabalho. Trabalho com retalhos. É um trabalho artesanal, costurado a mão ou a maquina, unindo os retalhos e cortes de tecidos formando desenhos. É a arte de unir retalhos.
Quilt também é uma palavra inglesa que significa colcha ou acolchoado e Quilting significa acolchoamento. É uma forma singular de bordado: uma costura tipo alinhavo (quando feita a mão). Patchwork, quilt e quilting são três tipos de artesanato, relacionados entre si, que são realizados muitas vezes juntos.
www.singer.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário