Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

domingo, 18 de março de 2012

A origem do Patchwork


O patchwork e o quilt são trabalhos manuais muito antigos. As primeiras evidências desse tipo de trabalho são de 3400 A.C.
No Egito antigo, os faraós já utilizavam roupas feitas de sobras de tecidos, para serem usadas sob as armaduras de ferro e colchas. Na idade média, o patchwork e o quilt se espalharam pela Europa - Inglaterra, Itália, França e Alemanha . Eram utilizados em faixas, bandeiras, panôs e coletes de guerra.
No século XVIII ou XIX, foi  levado para a América do Norte e foram criados estilos diferentes em cada região. Iniciou-se assim uma troca de padrões e esta arte tornou-se um fazer comunitário com encontros sociais, onde as mulheres se reuniam para trabalharem juntas partilhando, assim, os problemas, as criações e participando da formação de muitas gerações. Às vezes elas contavam, por meio de aplicações e desenhos, histórias sobre a sua infância; retratavam um encanto ou uma lembrança boa. E, aliado ao quilt - ato de passar a costura entre dois tecidos para formar um volume -, o Patchwork mostrou-se ainda mais especial.
Hoje, o patchwork e o quilt são uma arte aplicada na moda, em casa, e onde mais sua imaginação puder alcançar. Atualmente nos Estados Unidos existem museus e galerias de arte especializadas em patchwork e quilt.
Patchwork é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como trabalho feito de pedaços ou retalhos de tecidos. Patch significa pedaços e work, trabalho. Trabalho com retalhos. É um trabalho artesanal, costurado a mão ou a maquina, unindo os retalhos e cortes de tecidos formando desenhos. É a arte de unir retalhos.
Quilt também é uma palavra inglesa que significa colcha ou acolchoado e Quilting significa acolchoamento. É uma forma singular de bordado: uma costura tipo alinhavo (quando feita a mão). Patchwork, quilt e quilting são três tipos de artesanato, relacionados entre si, que são realizados muitas vezes juntos.


www.revistasintetica.com.br
www.singer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."