Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia 19 de março- Dia do Artesão



 ORAÇÃO DO ARTESÃO""Senhor! Tu que és maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações. Abençoa meu talento e as minhas obras.
Maravilhoso é o dom que me deste, na louvada missão de servir-te com alegria, e de exercer meu trabalho com amor e dedicação. Por isso, agradeço-te por permanecer sempre comigo.
Dá-me o equilíbrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.
Inspira-me, ó Mestre, a criação do novo e do belo. Protege também, todos os artesãos e os artistas em suas carreiras e gêneros.
Faze com que minhas obras contribuam para a construção do teu reino, e que eu prospere, seguindo teus desígnios, pelos caminhos gloriosos da arte.
Amém!"



O DIA DO ARTESÃO foi instituído em 19 de março, dia em que se festeja SÃO JOSÉ Carpinteiro e surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa de um povo e que também são responsáveis por impulsionar a economia em pequenas comunidades.
Os artesãos são pessoas sensíveis, talentosas, são artistas operários, que com sua arte simplista registram a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo contribuindo dessa forma para a reconstrução da história das civilizações.
O artesanato é uma das mais antigas atividades humanas. Era cultivado em comunidades muito remotas e manteve-se tanto nas culturas ágrafas, quanto nas sociedades pós-industriais e se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões utilizados em cada época e região.
A rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, muitas vezes reinventadas em cada nova peça ou forma, de acordo com a inspiração dos artesãos.Em virtude disso, o artesanato é um repositório universal precioso de práticas e símbolos.
Cada povo tem no artesanato aspectos fundamentais de sua identidade. Por isso, o artesanato não diz respeito somente aos seus produtores e consumidores, mas também, e principalmente, ao todo da cultura.
Parabéns a todas(os) nós artesãos e artesãs, que Deus abençõe a todos!
 
                  Dia 19 de março- Sonelidade de São José
Esta é a sacolinha da Providência de São José. È uma homenagem que deriva do piedoso costume dos antigos devotos do glorioso santo, que tiveram a inspiração de confiar a ele a proteção de suas famílias e sua situação financeira.Coloque dentro da sacolinha seu salário, antes de usá-lo para suas despesas, pedindo a bênção de S.José. Confie a ele suas dificuldades financeiras sabendo do socorro seguro do providente pai.

                       Sacolinhas em crochê, ganhei da artesã  Ana Lúcia Fávero, que divulga esta oração.
Dentro da sacolinha coloque também  este papel com o escrito (acima) , uma moedinha colada, e a oração a seguir, escrita no mesmo papel:
 
Ó São José, homem justo e disponível, ensina-nos a ter mais fé e confiança em Deus, nas dificuldades da vida, e a teu exemplo,semos bons e justos no convívio familiar e comunitário, trabalhando cada dia, com alegria e gratidão no coração. Intercede junto ao teu filho adotivo, nosso Senhor, para que possamos crescer humana e espiritualmente.
Protege-nos também contra perigos e acidentes.
Ó São José, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."