Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

sábado, 11 de junho de 2011

Festas juninas

Uma festa brasileira com certeza

Celebração medieval que foi incorporada pela Igreja Católica, a festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos padres jesuítas durante o processo de colonização no século XVI.Os religiosos portugueses usavam as festividades cristãs para passar o ideário da doutrina da Igreja aos índios.Inicialmente,  a comemoração não tinha o formato que conhecemos hoje, mas com o tempo foi sofrendo um processo de hibridismo cultural. A comida foi modificada, e a dança e a música incluídas. Nos dias atuais, ela é festejada nas cidades independentemente da ligação canônica, mas no meio rural ainda permanece forte o sentido devocional, que tem significados rituais diferente de acordo com a região do país, como a Festa de São João em Parintins, no Norte; ou com as de Campina Grande e Caruaru, no Nordeste.Esse evento folclórico, que se espalhou com os colonos portugueses, sofreu influências- indígena e negra- e forjou um caráter ligado à identidade nacional.
Origem:
No hemisfério Norte os povos medievais realizavam festas, em junho, durante o solstício de verão. Comemoravam o Sol que iluminava e fecundava a terra. A Igreja se apropriou das festas e deu a elas novos significados.
Comidas:Historicamente são relacionadas com a produção agrícola da época da festa. Mas os pratos sofreram hibridismo cultura. A pamonha, por exemplo, é de origem escrava.
Roupa:O estereótipo de caipira foi criado nas escolas das grandes cidades pela apropriação do personagem do livro " O Jeca Tatu" de Monteiro Lobato. Antes disso, era usada a melhor roupa, não necessariamente luxuosa, mas confeccionada para a ocasião.
Fogueira:
O fogo é o principal elemento junino e os povos pagãos acendiam fogueiras para espantar os maus espíritos das colheitas.Já os cristãos  fazem homenagem aos santos.
Os formatos
Estão ligados ao santo homenageado
Quadrada - Homenagem a Santo Antônio
Cônica - Homenagem a São João
Piramidal - Homenagem a São Pedro

Fonte:  Jornal O GLOBO- HISTÓRIA - sábado, 11 de junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."