Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral - Obras Principais - Modernismo Brasileiro 

Nascida em 1886 no interior de São Paulo teve a oportunidade de ir para o exterior aprender sobre outras culturas, quando era aluna, seu professor de pintura não aprovava as cores que Tarsila optava por utilizar, alegava serem cores caipiras. Porém, esta se tornou a marca de suas obras bem como a paisagem rural.
Tarsila foi casada com Oswald de Andrade com quem deu início ao Movimento Antropofágico onde defendiam que a cultura dos outros países (que estavam muito presentes no Brasil) deveria ser engolida e transformada em algo novo e bem brasileiro.
Passou em sua vida por momentos históricos brasileiros como o Movimento Modernista, a Crise da bolsa de NY e a Crise do Café no Brasi. Tarsila perdeu sua filha e neta ainda em vida e faleceu as 86 anos.
Imagem Google



Na imagem, vemos da esq.para direita acima : Ovo ou Urutu, Sol Poente e Antropofagia, e abaixo,A Negra, Abaporú e A Cuca

Abaporu, de Tarsila do Amaral, a tela brasileira mais valorizada no mundo, hoje encontra-se exposta no
 Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (MALBA). Com influência modernista, foi pintado
 em 1928 por Tarsila do Amaral para dar de presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade,
seu marido na época.

Tem muitas histórias do Brasil nas telas de Tarsila do Amaral

O estudo do quadro Operários, de autoria da primeira-dama do modernismo, permite observar como o país ingressou no mundo industrializado, no início do século 20

Operários: destaque da fase social da pintora, a tela mostra os vários rostos dos trabalhadores da recém-inaugurada indústria brasileira. Foto: Reprodução
Operários: destaque da fase social da pintora, a tela mostra os vários rostos dos trabalhadores da recém-inaugurada indústria brasileira.
O quadro pintado em 1933 é um verdadeiro painel da nossa gente, a mesma que veio dos quatro cantos do país e do mundo para pegar pesado nas fábricas, que na época começavam a transformar a paisagem brasileira.


Obra: Carnaval em Madureira
Obra: A Feira
Obra: Morro da favela
Obra: O Mamoeiro
Obra: O Pescador
Obra: São Paulo
Obra: O Vendedor de Frutas, de 1925, marca a passagem de sua fase pós-cubista para o surrealismo, destacando elementos da cultura popular brasileira.
 
Obra: A Família

Obra: Urutu

Mário de Andrade por Tarsila do Amaral
Oswald de Andrade por Tarsila (Oswald foi casado com Tarsila)
Auto Retrato de Tarsila do Amaral
Oswald e Tarsila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."