Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

terça-feira, 27 de março de 2012

As Fábulas de Esopo

QUEM FOI ESOPO?

Esopo viveu na Grécia Antiga, época em que a arte e a literatura floresciam na região. Era um escravo que foi capturado numa guerra e teve dois donos até ser comprado por Jadmo de Samos. Este ficou tão encantado pelas fábulas do escravo que lhe deu a liberdade. Livre, viajou por vários lugares espalhando as suas histórias.
A Grécia criou um sistema de governo de Pólis, ou Cidades-Estado, que possuíam autonomia administrativa. A sua riqueza provinha do comércio entre as colônias e também com outros reinos. O sistema político beneficiava apenas os ricos, o que deu margem a muitas trapaças e conspirações Foi nesse ambiente que Esopo divulgou as suas fábulas de fundo moral, sendo admirado e aceito por todos os cidadãos da época.
Foi morto na ilha de Delfos. Esopo ficou famoso pelas suas narrativas curtas com fundo moral e que têm como personagens animais que se comportam como humanos, falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons.
 
Esopo, como descrito na Crônica de Nuremberg de Hartmann Schedel. Aqui ele é mostrado usando roupa alemã do século XV
As fábulas de Esopo são uma coleção de fábulas creditadas a Esopo (620560 a.C.), um escravo e contador de histórias que viveu na Grécia Antiga.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."