Seguidores

"Tudo podemos obter pelo pensamento. Devemos então pensar com exatidão aquilo que realmente desejamos".
Spinoza

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis

Símbolos da humildade
Na tradição cristã os três Reis Magos simbolizavam os poderosos que deveriam curvar-se diante dos humildes na repetição real do canto da Virgem Maria à sua prima Isabel, e “Magnificat”, pois sua alma rejubilava-se no Senhor, que exaltaria os pequenos de Israel e humilharia os poderosos.
A igreja cultua os Reis Magos dentro desse simbolismo. Representam os tronos, os potentados, os senhores da Terra que se curvara diante de Cristo, reconhecendo-lhe a divina realeza. É a busca dos poderosos que vêem em Belchior, Gaspar e Baltazar o exemplo de submissão aos designios de Deus e que devem, como os magos, despojar-se de seus bens e depositá-los aos pés dos demais seres humanos, partilhando sua fortuna como dignos despenseiros de Deus.
Os presentes de Natal também têm esse sentido. São as ofertas dos adultos à criança que com a sua pureza representa Jesus. Alguns, dão a essas festas um sentido mitológico pagão, buscando nas cerimônias dos druidas, dos germânicos ou saturnais romanas a pompa das festas natalinas que culminam com a Epifania.
Fonte: portaldafamilia.org
                       TIM MAIA - A Festa De Santos Reis

4 comentários:

  1. Pena que as folias andam realmente esquecidas.

    http://odiariodeanabela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente, por aqui já tivemos várias e eu queria mesmo fotografar alguma, mas nem sinal...Uma pena!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gilda.

    Lassance é uma cidade de aproximadamente 5.000 habitantes. Localiza-se no centro norte de Minas, distante 75 Km de Pirapora, 65 Km de Corinto, 105 Km de Curvelo e 275 Km de BH. Por coincidências boas desta nossa existência a região comemora com folias (muito peculiares) e festas, o dia de Reis. Neste período a cidade está cheia.

    Desejo-lhe um ano de muita oração, fé e paz.

    Cláudio.

    ResponderExcluir
  4. Ah, se não fosse tão longe daqui, mas quem sabe um dia, irei conhecer.Grata pelas informações.
    Abraços, tudo de bom!

    ResponderExcluir

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar preocupados com a melhor maneira de seguir em frente."